sexta-feira, 16 de abril de 2010

Anti-Bióticos

Como funcionam os antibióticos

Às vezes, o seu sistema imunológico não é capaz de reagir rápido o suficiente para vencer a taxa de reprodução de uma certa bactéria, ou a bactéria está produzindo tão rapidamente uma toxina que causa danos permanentes, antes que o sistema imunológico possa eliminá-la. Nesses casos, seria bom ajudar o sistema imunológico matando diretamente as bactérias ofensoras.

Os antibióticos funcionam nas infecções bacterianas. Antibióticos são substâncias químicas que matam as células bacterianas mas não afetam as células que constituem o teu corpo. Por exemplo, muitos antibióticos interrompem o mecanismo dentro das células bacterianas que constrói a parede celular. As células humanas não contêm esse mecanismo e portanto não são afetadas. Antibióticos diferentes funcionam em partes diferentes do mecanismo de uma bactéria e desse modo cada um é mais ou menos efetivo em tipos específicos de bactérias. Esta espeficidade pode ser vista no uso de antibióticos contra os vírus; além de não serem considerados propriamente estruturas vivas, os vírus não possuem o mesmo maquinário que as bactérias, logo, os antibióticos não surtem efeito algum contra eles.

Um problema com os antibióticos é que eles perdem a efetividade com o tempo. Se você tomar um antibiótico, ele normalmente matará todas as bactérias que atingir durante o curso de uma semana ou 10 dias. Você se sentirá melhor em apenas um ou dois dias porque o antibiótico mata rapidamente a maioria das bactérias que atinge. Contudo, pode acontecer de uma das gerações de bactérias conter uma mutação que a torna capaz de sobreviver àquele antibiótico específico. Essa bactéria vai então se reproduzir e toda a doença sofrerá mutação. Por fim, a nova variedade estará infectando a todos e o velho antibiótico não terá efeito sobre ela. Esse processo tem se tornado cada vez mais comum com o passar do tempo e tem preocupado significativamente a comunidade médica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário